domingo, 18 de julho de 2010

Chef na Cozinha - Lasanha de Miojo


Eu vivo sozinho e portanto conciliar faculdade (todos as noites), trabalho e uma boa alimentação não é tarefa fácil, e as vezes nos entregamos ao rápido e pratico macarrão do tipo miojo.
As vezes ele realmente é nosso salvador, enquanto existirem universitários famintos depois das aulas noturnas, o miojo ainda estará lá.

E o melhor de tudo é que não é preciso ser nenhum mago da culinária para se preparar um miojo e mandar ver, contudo simplesmente colocar o tempero que vem é uma ofensa a nossa criatividade culinária.Vai aí umas sugestões para "tunar" o miojão que salva nossa pele.

Rebaixe a caranga no seu prato.
  • Colocar um queijo no final e esperar ele derreter dá aquele toque especial. Coloque o que achar melhor pode ser parmesão ralado ou até o fatiado, mas prefira o mussarela que derrete muito mais fácil.
  • Salsicha é uma boa pedida, já que não precisa de muito cozimento é só picar e incrementar o miojão.
  • Requeijão, eis uma belezura que combina muito com o prato, coloque o quanto achar necessário e transforme aquela massinha michuruca numa verdadeira obra de arte da cozinha universitária contra a fome noturna.
  • Tem gente que prefere comer ele cru. Vai do gosto do freguês, só espero ter dado algumas idéias legais para fugir do tradicional. Sugestões de outras receitas com miojo? Compartilha aqui no Salada com Bacon!
Uma receita pra quem puder esperar mais do que os três minutos e quiser realmente diversificar o miojo:

Lasanha de Miojo:

Ingredientes:
3 pacotes de miojo
2 latas de molho de tomate
Pitadas de Sal
Presunto e mussarela (+ ou – 250 gramas)
Queijo ralado (q quantidade que tiver na geladeira)
01 Cx de creme de leite (opcional)

Modo de preparo:
Ferva o molho de tomate com duas pitadas de sal e água. Use a lata do molho de tomate pra tirar a mesma medida de água.
Quebre as placas do miojo ao meio. Coloque numa assadeira preenchendo todo o espaço e jogue um pouco do molho por cima. Faça uma camada colocando. Queijo e logo em seguida uma de presunto. Se quiser pode usar creme de leite entre as camadas. Vá repetindo o procedimento até terminar todas as camadas possíveis, na cobertura final você deve colocar primeiro o presunto e depois o queijo. Jogue o queijo ralado por cima e leve ao forno por aproximadamente 20 minutos.


Importante: O macarrão do tipo miojo tem muito mais calorias que o macarrão normal, por passar em um processo que permite que ele cozinhe em 3 minutos, a quantidade de gordura aumenta, somada ao tempero que tem uma quantia bem significativa de sódio, por isso controlar é sempre válido.

Abraços e até uma próxima vez.

3 comentários:

  1. OH MY GOD!!! Num creio que existe esta receita!!! hahaha... Bom, mas admito que achei bastante interessante! Gostaria de complementar as dicas de "tunar". Particularmente, adoro atum... e nem precisa cozinhar! Mistura um tantinho com o miojo e fica ALGO! Ervilha congelada, já usou? Fica bom também! Salsa e cebolinha pra mim deveria vir num pacotinho como vem o "molho" do miojo... Ahhh... tantas utilidades para o miojo! hehehe

    ResponderExcluir
  2. Não só gostei da receita, como copiei no blog da Face Girl!!! Dando o crédito, óbvio...

    ResponderExcluir
  3. As minhas habilidades culinárias se medem pelo número de bocas do meu fogão: duas!
    Esta receita é tudo que eu precisava para tunar o miojo meu de cada dia!
    Abraços de Kk

    ResponderExcluir